terça-feira, 22 de maio de 2012

Atividade Prática na Escola


Ministério da Educação e Cultura
Secretaria de Educação a Distância
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo  Integrado
Núcleo de Tecnologia Educacional – Mossoró/RN
                        Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo  com as TIC

Cursistas: Gilrene Alves de Oliveira Marinho.
                     Gláucia Cristina Alves Bessa.
Formadora: Regina Oliveira
Atividade: 2.6
Tema: Planejando Atividade com Hipertexto.
Conteúdos: Diversidades dos Animais; habitat e nicho-ecológico.
Público-Alvo: 6º ano escolar Ensino Fundamental.
Duração: Três aulas
Conhecimentos Prévios: Ler e interpretar as informações, seus significados para compreender o assunto e noções de informática.

Objetivos:

Reconhecer os diversos tipos de Animais.

Identificar os habitats e nicho-ecológico de cada espécie de animais.

Compreender os diferentes modos da vida; reprodução, alimentação, disputa pela fêmea, delimitação do território, e o cuidado com os filhotes.

E tapas das Atividades:

Iniciar com uma conversa informal a respeito do assunto discutindo com os alunos os diversos tipos de animais, lendo textos dos livros e identificando gravuras e pesquisando significados de palavras desconhecidas nos glossários.

A pós dividir os estudantes em grupos para ir à sala de informática e explicar o conceito de hipertexto. Em seguida orientar-los para a pesquisa de gravuras de diversos animais assim como modo de vida de cada um deles. Depois de a navegação imprimir as fotos para o mural.
Num segundo momento levá-los a tele sala para assistirem o vídeo à vida em família dos animais. Vivenciando as experiências reais e marcantes do mundo animal.

Para finalizar organizar todos os materias; gravuras pesquisadas pelos alunos, papel madeira cola e confeccionarem um mural.

Recursos:

Livros Didáticos

Papel oficio

Papel madeira

Cola e tesoura

Computadores

Televisão e DVD

Câmera fotográfica

Avaliação:

Avaliação será através de observação da participação dos alunos ao longo do desenvolvimento das atividades.

 Acontecendo na Prática:                                                             

                                      Iniciamos nossa aula com uma conversa informal.



                                     
                                                        Pesquisa na sala de Informática.


 


                Está todos empolgados assistindo o vídeo a vida em família dos animais.




                              Chegou a hora mais interessante: confeccionar o painel.













 
 Resultados e discussões

      Depois de todos os trabalhos realizados (conversa informal, pesquisa na sala de informática e a confecção do painel) realizamos discussões, onde todos alunos fizeram relatos interessantes sobre o que aprenderam assistindo o documentário" A vida em Família dos Animais." 
       
  Avaliação da aula

      È perceptível a conscientização, cooperação e interesse dos discentes em participar das atividades desenvolvidos na escola. Assim podemos promover a formação de conhecimentos em relação ao assunto abordado.
   





     

                                No final da aula é hora de festejarmos  os ótimos resultados. 





 

     Esse trabalho contou com a participação de alguns docentes e discentes da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia.





         







3 comentários:

  1. Parabéns Girlene e Gláucia pela atividade realizada. As fotos mostraram o envolvimento e o nível de interação entre os alunos. Os resultados devem ter sido satisfatórios.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Professora Regina. È perceptível a conscientização, cooperação e interesse dos discentes em participar da aula.Assim conseguimos promover a formação de conhecimentos.

    ResponderExcluir