Ministério da Educação e Cultura
Secretaria de Educação a Distância
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia
Educacional – ProInfo Integrado
Núcleo de Tecnologia Educacional – Mossoró/RN
Curso Tecnologias na
Educação: Ensinando e Aprendendo com as
TIC
Cursistas: Gilrene Alves de Oliveira Marinho.
Gláucia Cristina Alves Bessa.
Formadora: Regina Oliveira
Atividade: 2.6
Tema: Planejando Atividade com Hipertexto.
Conteúdos: Diversidades dos Animais; habitat e
nicho-ecológico.
Público-Alvo: 6º ano escolar Ensino Fundamental.
Duração: Três aulas
Conhecimentos
Prévios: Ler e
interpretar as informações, seus significados para compreender o assunto e
noções de informática.
Objetivos:
Reconhecer
os diversos tipos de Animais.
Identificar
os habitats e nicho-ecológico de cada espécie de animais.
Compreender
os diferentes modos da vida; reprodução, alimentação, disputa pela fêmea,
delimitação do território, e o cuidado com os filhotes.
E tapas das Atividades:
Iniciar
com uma conversa informal a respeito do assunto discutindo com os alunos os
diversos tipos de animais, lendo textos dos livros e identificando gravuras e
pesquisando significados de palavras desconhecidas nos glossários.
A
pós dividir os estudantes em grupos para ir à sala de informática e explicar o
conceito de hipertexto. Em seguida orientar-los para a pesquisa de gravuras de
diversos animais assim como modo de vida de cada um deles. Depois de a
navegação imprimir as fotos para o mural.
Num
segundo momento levá-los a tele sala para assistirem o vídeo à vida em família
dos animais. Vivenciando as experiências reais e marcantes do mundo animal.
Para
finalizar organizar todos os materias; gravuras pesquisadas pelos alunos, papel
madeira cola e confeccionarem um mural.
Recursos:
Livros
Didáticos
Papel
oficio
Papel
madeira
Cola
e tesoura
Computadores
Televisão
e DVD
Câmera
fotográfica
Avaliação:
Avaliação
será através de observação da participação dos alunos ao longo do
desenvolvimento das atividades.
Acontecendo na Prática:
Iniciamos nossa aula com uma
conversa informal.
Pesquisa na sala de Informática.
Está todos empolgados assistindo o vídeo a vida em família dos animais.
Chegou a hora mais interessante: confeccionar o painel.
Resultados
e discussões
Depois de todos os trabalhos realizados (conversa informal, pesquisa na sala de informática e a confecção do painel) realizamos discussões, onde todos alunos fizeram relatos interessantes sobre o que aprenderam assistindo o documentário" A vida em Família dos Animais."
Avaliação da aula
È perceptível a conscientização, cooperação e interesse dos discentes em
participar das atividades desenvolvidos na escola. Assim podemos
promover a formação de conhecimentos em relação ao assunto abordado.
No final da aula é hora de festejarmos os ótimos resultados.
Esse trabalho contou com a participação de alguns docentes e discentes da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia.
Parabéns Girlene e Gláucia pela atividade realizada. As fotos mostraram o envolvimento e o nível de interação entre os alunos. Os resultados devem ter sido satisfatórios.
ResponderExcluirParabéns!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigada Professora Regina. È perceptível a conscientização, cooperação e interesse dos discentes em participar da aula.Assim conseguimos promover a formação de conhecimentos.
ResponderExcluir